A 18ª GRE é a Gerência de Ensino responsável pelos municípios que compõem a região metropolitana de Teresina e está composta por 18 municípios: Altos, Alto Longá, Barro Duro, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Logoa do Piauí, Monsenhor Gil, Miguel Alves, Nazária, Palmeirais, Passagem Franca, Pau D'Arco, Prata do Piauí e União. São 07 Escolas situadas no perímetro urbano, 02 Escolas AGROTÉCNICAS e seus 11 Anexos.
PROBLEMATIZANDO...
Que conceito de educação do campo se construiu ao longo da nossa história de educação brasileira? Qual o suporte teórico e legal que orienta a discussão das questões referentes à escola do campo?
Qual a identidade da escola que está localiza da no perímetro rural e não é orientado pelos Programas e organizações de reforma agrária?
Como tem se desenvolvido a gestão e as práticas pedagógicas da escolas do campo? E a formação dos professores?
Qual a sua contribuição para esse debate?
Ótimas colocações professora. Atualmente tenho o privilegio de trabalhar com alunos que vem da zona rural de Esperantina, onde um deles esta no mestrado em matemática na UFPI e muitos deles estão aprovados em concurso publico no Estado do Maranhão e do Piaui.
ResponderExcluirAcredito que tais alunos provenientes de escolas rurais possuem a mesma capacidade dos alunos ditos da zona urbana.
Meus parabéns pelo Blog
Que bom Juscelino que você tem exemplos para nos dar de alunos da zona rural que mostram sucesso e compromisso com a sociedade, em particular, com a educação. Um dos nossos objetivos no Blog é divulgar pessoas de sucesso que advêm de escolas rurais, superam todas as adversidades e prosperam. Obrigada!
ResponderExcluirProf. Ana Amélia, a idéia de socializar experiências na formação de jovens nas escolas rurais ou oriundos delas é muito bom. Pois muitos "educadores" acham que os alunos da escola rural são imcapazes de aprender! Nós da CEEPRU - Manoel Otavio, estamos a 4 anos trabalhando com a Pedagogis da Alternância, ao meu ver a melhor forma de educação atual. Nesta experiência, fomos privilegiados, pois como Agônomo, vemos extensão rural que foi preponderante para desempunharmos as atividades inerentes à Pedagogia da Alternancia. Em 2011 formamos a primeira turma de técnicos em Agropecuária, com 29 alunos. destes 06 foram aprovados no vestibular 2010.
ResponderExcluirDavid MIranda
Parabéns pela participação, Prof. Davi. Sua opinião enriquece nossos conhecimentos. Continue interagindo. Conheça o blog como todo e participe de todas as formas possíveis. A educação do Piauí, através da 18ª GRE, agradece o seu interesse em discutir as dificuldades e avanços da escola rural no estado, a fim de buscarmos soluções mais eficientes.
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