PROBLEMATIZANDO...

Que conceito de educação do campo se construiu ao longo da nossa história de educação brasileira? Qual o suporte teórico e legal que orienta a discussão das questões referentes à escola do campo?

Qual a identidade da escola que está localiza da no perímetro rural e não é orientado pelos Programas e organizações de reforma agrária?

Como tem se desenvolvido a gestão e as práticas pedagógicas da escolas do campo? E a formação dos professores?

Qual a sua contribuição para esse debate?

terça-feira, junho 14

Sejam Bem-vindos!

Queridos companheiros,

Este blog foi criado com intenção de ser espaço de reflexão sobre questões relacionadas à educação do campo, principalmente das escolas que se localizam na zona rural mas não são atendidas por nenhum programa ou metodologia específicos ou ação dos movimentos organizados na construção   de políticas educacionais para assentamentos de reforma agrária.  Pretende ser veículo de divulgação das atividades realizadas pelas escolas, referência para comentários de idéias e pensamentos teóricos que possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no campo. É possível e necessário que seja uma oportunidade de diálogo entre técnicos, estudiosos e trabalhadores da educação, para troca de informações e opiniões.
A idéia principal é abrir a discussão sobre as especificidades dessa modalidade de escola, cuja identidade é por vezes confundida com a de outras escolas, dissimulando o jeito especial de ser e de fazer educação reconhecida num espaço educativo diferenciado da escola dos grandes e médios centros urbanos.
A postagem será, inicialmente, mensal e as sugestões serão amplamente aceitas para inclusão de temáticas novas nos nossos debates.
Contamos com a participação de todos os educadores, alunos e comunitários que queiram colaborar para a discussão.
Participemos!



4 comentários:

  1. Ótimas colocações professora. Atualmente tenho o privilegio de trabalhar com alunos que vem da zona rural de Esperantina, onde um deles esta no mestrado em matemática na UFPI e muitos deles estão aprovados em concurso publico no Estado do Maranhão e do Piaui.
    Acredito que tais alunos provenientes de escolas rurais possuem a mesma capacidade dos alunos ditos da zona urbana.
    Meus parabéns pelo Blog

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  2. Que bom Juscelino que você tem exemplos para nos dar de alunos da zona rural que mostram sucesso e compromisso com a sociedade, em particular, com a educação. Um dos nossos objetivos no Blog é divulgar pessoas de sucesso que advêm de escolas rurais, superam todas as adversidades e prosperam. Obrigada!

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  3. David MIranda das Neves15 de julho de 2011 às 11:36

    Prof. Ana Amélia, a idéia de socializar experiências na formação de jovens nas escolas rurais ou oriundos delas é muito bom. Pois muitos "educadores" acham que os alunos da escola rural são imcapazes de aprender! Nós da CEEPRU - Manoel Otavio, estamos a 4 anos trabalhando com a Pedagogis da Alternância, ao meu ver a melhor forma de educação atual. Nesta experiência, fomos privilegiados, pois como Agônomo, vemos extensão rural que foi preponderante para desempunharmos as atividades inerentes à Pedagogia da Alternancia. Em 2011 formamos a primeira turma de técnicos em Agropecuária, com 29 alunos. destes 06 foram aprovados no vestibular 2010.
    David MIranda

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  4. Parabéns pela participação, Prof. Davi. Sua opinião enriquece nossos conhecimentos. Continue interagindo. Conheça o blog como todo e participe de todas as formas possíveis. A educação do Piauí, através da 18ª GRE, agradece o seu interesse em discutir as dificuldades e avanços da escola rural no estado, a fim de buscarmos soluções mais eficientes.

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